RadarBoxBrasil

Entre em contato com o Rotor Central.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Helicópteros brasileiros dirigem-se à Colômbia para resgate

Cruz Vermelha do Brasil vai buscar cinco reféns que serão libertados pelas Farc

Dois helicópteros das Forças Armadas brasileiras e identificados com emblemas da Cruz Vermelha Internacional dirigiram-se nesta terça-feira ao território colombiano para buscar cinco reféns que serão libertados pelas Farc, informou à AFP uma fonte da entidade. Dois dos prisioneiros são políticos e três são militares.

"Os dois helicópteros partiram nesta manhã de São Gabriel de Cachoeira (no Amazonas), com direção à cidade colombiana de Villavicencio, onde o grupo deverá aguardar novas instruções", disse um porta-voz da Cruz Vermelha. As duas aeronaves e suas respectivas tripulações foram cedidas pela Força Aérea do Brasil à Cruz Vermelha, apesar de, para a operação, terem recebido os emblemas da entidade humanitária internacional.
Para participar da liberação dos reféns, três integrantes do grupo Colombianos e Colombianas para a Paz, chegaram a São Gabriel da Cachoeira na segunda-feira à tarde. Entre eles, a ex-senadora colombiana Piedad Córdoba, que já intermediou entregas de reféns das Farc em outras ocasiões.

Libertações - O primeiro a ser libertado será o vereador Marcos Baquero, na região de Villavicencio. Depois, na cidade de Florença, serão soltos o vereador Armando Acuña e o militar Henrique Marinho López Martínez. Por último, na cidade de Ibagué, o policial Guillermo Solórzano e o militar do Exército Salim Sanmiguel devem ganhar a liberdade.
Diversos protocolos de segurança foram estipulados para os resgates, como a suspensão de todas as atividades militares por 36 horas na região onde os reféns serão libertados. O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, anunciou "todas as garantias logísticas e de segurança" para a operação, cujos detalhes foram debatidos na semana passada em Bogotá com o chanceler brasileiro, Antonio Patriota.

Atualmente, as Farc mantêm 20 reféns, entre eles policiais, militares e vereadores. Desde 2008, os guerrilheiros libertaram 14 prisioneiros incondicionalmente.

 

Fonte: http://veja.abril.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

FlightFeeder SBNF Navegantes

METEOROLOGIA